domingo, 6 de abril de 2014

Panqueca Integral de Banana

Eu abri esse blog logo que casei, em novembro. Minha idéia era me aventurar mais na cozinha, principalmente no café da manhã, que é minha refeição predileta. Nos finais de semana, gosto de comer ao estilo francês de "pequeno almoço". Como meu marido e eu não combinamos muito nos gostos culinários, um dos nossos poucos denominadores comuns é a banana.

Vasculhando a internet, achei uma receita deliciosa de panqueca integral de banana (no estilo americano). Depois de muitas tentativas, e alguns ajustes, a receita final ficou assim:


- 1 xícara de leite desnatado.
- 1 colher sopa de manteiga derretida no microondas. 
- 1 ovo batido
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 2 colheres chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo 
- 1 pitada de canela.
- 1 pitada de sal
- 2 bananas grandes amassadas.

Meu maior problema em cozinha é a louça. Encontrei essa receita orientando misturar numa vasilha os líquidos e em outra, as farinhas. Eu faço tudo em uma só. 

Numa vasilha grande que possa ir ao microondas, coloque a manteiga e leve por 15 segundos para derreter. Coloque o ovo e bata até misturar bem, depois jogue o leite, a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a canela (quase a música do jumento dos Saltimbancos).

Pra amassar as bananas não tem jeito, gaste um prato. Minha dica: arrume um marido que goste da sua comida e se disponha a lavar a louça pra você. Eu já tenho o meu ;)

Acrescente as bananas na vasilha. 

Aqueça uma frigideira (tô louca pra comprar uma chapa grande que eu possa fazer várias ao mesmo tempo, porque haaaaaaja paciência pra fazer panqueca por panqueca). Unte com um pouco de manteiga e derrame 1/4 de xícara da massa. Deixe dourar bem dos dois lados e vá empilhando num prato.

A receita dá entre 10 e 12 panquecas. Como somos só dois em casa, e estou tentando não exagerar, eu congelo metade das panquecas já prontas. É só separar as panquecas com papel manteiga e colocar em um saquinho especial pra congelar.  Na hora que você quiser comer de novo, nem precisa descongelar, é só botar direto no forno quente. 

Eu gosto de servir as panquecas com banana caramelada (coloca a banana com um pouquinho de açúcar na frigideira e deixa caramelizar), ou Nutella, ou melado. 

Bom Apetite!

Um comentário: